Rua Gal Ozório, 356 – Boa Vista, Limeira, SP – 13486-113Contato com o cliente > 019 3452.1417
Segundo o Dicionário Aurélio, cauterizar pode significar “destruir” e “afligir, penalizar ao extremo”. Na medicina Cauterização é um termo usado para descrever o ato de queimar parte do corpo humano para remover ou fechar alguma região. Mas, nos salões de beleza, a definição mais usada é a de reestruturar e fechar a cutícula dos cabelos mais danificados.
Os termos mais utilizados hoje em dia são Queratinização, Cauterização Molecular, “kerathermie” ou Plástica Capilar.
(Geralmente os cabeleireiros criam diversos nomes para seus tratamentos e trabalhos e além disso cada marca denomina um processo ou produto de maneira a ter uma certa “exclusividade” sobre o mesmo).
Um dos assuntos bem comentados nos salões de beleza é a cauterização. Mas, para que serve esse tratamento? É indicado pra qual tipo de cabelo? Como é esse processo?
Existem várias respostas na mídia para essas perguntas, respostas estas que muitas vezes são equivocadas.
Na verdade a Cauterização, de acordo com a técnica de execução (aplicação), é um tratamento térmico e iônico de restauração de cabelos danificados, sensibilizados e desidratados. O tratamento consiste na introdução de aminoácidos da queratina, colágeno, sais minerais e vitaminas no córtex capilar. O produto é aplicado com uma prancha térmica de cerâmica ionizada. Aminoácidos da Queratina.
Este é o ingrediente-chave dos tratamentos que recuperam os cabelos danificados, consertando os estragos provocados principalmente pela ação da química. Os fios sofrem naturalmente com a ação do sol, sal, vento e cloro, ou com processos químicos como descoloração, alisamento, relaxamento, tintura e permanente. Esses processos químicos abrem a cutícula (a parte externa do fio, em forma de escamas), facilitando a saída de substâncias necessárias à saúde do fio (como água, proteínas, vitaminas cistina e outros aminoácidos que compõem a molécula da queratina); danificando então a estrutura interna do fio, e por esta razão, a fibra capilar começa a perder o brilho, a força, o cabelo fica quebradiço, opaco e com pouca elasticidade. Para recuperar essa fibra capilar danificada somente uma Reconstrução capilar (a frio ou a quente).
Para o tratamento são utilizados produtos específicos; por isso é muito importante que essa técnica seja conduzida por profissionais qualificados.
No salão, a cauterização é feita por etapas. Primeiro, o cabeleireiro lavará seus cabelos com um Shampoo Anti-Resíduos e depois com um xampu específico (Shampoo Cabelos Danificados da TY). Depois ele aplicará cremes reconstrutores (MEGA E GLOSS da TY), mecha por mecha, e passará a chapa iônica de cerâmica, própria para o tratamento. Com isso, será produzida uma névoa de vapor com alto poder de penetração dos aminoácidos da queratina na fibra capilar, principalmente onde há fissuras ou falhas presentes nos fios. Essa é a diferença da reconstrução a frio (Tratamento Hidro-Reconstrutor da TY) e da Cauterização.
No processo de Cauterização ocorre uma penetração mais rápida dos ativos devido ao calor e ao processo de ionização. Vale a pena lembrar que isso ocorrerá somente com aqueles produtos que já possuem poder de penetração, ou seja, aqueles que mesmo no processo a frio possuem ativos que penetram devido ao seu tamanho de partícula.
Para finalizar será aplicado o PÓS-RECONSTRUTOR TY que tem a função de completar o processo de cauterização, fechando as escamas dos fios de cabelo e normalizando o pH dos fios e em seguida o Restaurador de Ostras e o Bio-Renovador TY que são produtos sem enxágüe, que além de promoverem a selagem da cutícula irão proteger seus cabelos, até a próxima lavagem, contra o sol, calor excessivo e outros agentes externos, proporcionando brilho e maciez imediatos.
Uma grande falha dos meios de comunicação é a divulgação de que uma das principais vantagens da Cauterização é reabilitar o pior dos piores cabelos, sendo indicada principalmente para os cabelos extremamente danificados.
A Cauterização é indicada para qualquer tipo de cabelo, principalmente para os danificados e volumosos; porém é contra-indicada para cabelos finos e extremamente danificados; pois apesar da ionização e do calor aumentarem a penetração dos ativos, o processo físico de pranchar com altas temperaturas é maléfico para cabelos sem nenhuma resistência, como é o caso dos finos extremamente danificados. Para esse tipo de cabelo é necessário se fazer primeiro a Reconstrução a frio (Tratamento Hidro-Reconstrutor TY), para somente depois de 3 a 4 aplicações a frio, com intervalos de 07 a 15 dias, se utilizar do processo de Cauterização (Reconstrução iônica a quente).
Para fugir de uma possível armadilha e não jogar dinheiro fora, o segredo é segurar a empolgação e procurar por produtos e profissionais que saibam identificar as necessidades do cabelo para depois escolher a técnica ideal. Quando isso não acontece, a pessoa corre o risco de gastar tempo e dinheiro e não perceber os resultados, já que aquele cabelo não precisava do produto que recebeu ou utilizou a técnica inadequada ou ainda, utilizou um produto que não cumpre o que promete.
Um exemplo típico é o caso da diferença de produtos a base de queratina hidrolisada e os aminoácidos da queratina, pois, como sabemos, os aminoácidos da queratina têm a função de fortificar os cabelos ao passo que as queratinas hidrolizadas que se encontram no mercado, com propaganda enganosa de reconstrução capilar, proporcionam somente uma hidratação e toque sedoso.
Outro exemplo é o problema de endurecimento capilar que ocorre com algumas linhas de Cosméticos. Para que os fios não fiquem ásperos e endurecidos com o uso da queratina, é fundamental complementar o processo de reconstrução da fibra capilar com tratamentos nutritivos, sobreengordurantes e hidratantes para garantir flexibilidade. E é por esse motivo que não observamos esse efeito de enrijecimento dos fios quando utilizamos os produtos da Linha TY Cosmética, pois além de ser um tratamento que repõe todos os aminoácidos da queratina perdidos têm a função de hidratar, nutrir e reconstruir deixando os cabelos saudáveis, com brilho e o mais próximo possível de um cabelo natural.
Onde as hidratações normais não dão muito resultado, use TY Cosmética.
Tags: cauterização tycosmetica tratamento cabelo cauterizaçãocabelo cauterizarcabelo
Compartilhe:
Página inicial | Voltar
Entre em contato conosco através da nossa central de atendimento ou clique aqui.
Rua Gal Ozório, 356 – Boa Vista, Limeira, SP – 13486-113 Atendimento ao cliente > 019 3452.1417
TY Cosmética 2015. Todos os direitos reservados.